#41 – Twitter

Eu sempre gostei de Internet, de buscar informação, de interagir com pessoas online. Sempre fui adepto às redes sociais. Já fiz parte de todas: Orkut, Multiply, Hi5, Friendster, MySpace, e por aí vai.

Entrei no Twitter no dia 6 de novembro de 2008, sem saber muito qual era a dele. Tinha poucos conhecidos por lá, e não dei muita atenção ao Twitter no começo. Aos poucos fui pegando a manha do negócio. Você segue e é seguido, e posta ali alguma coisa sobre a sua vida, seu trabalho, seus projetos.

Confesso que, quando o Twitter teve seu primeiro boom aqui no Brasil, eu me tornei um tuiteiro intenso, daqueles que tuita que vai tomar banho e quando volta, tuita que está de volta. Era triste. Muitos amigos reclamavam comigo, diziam que parariam de me seguir, que eu tuitava demais, mas eu não lhes dava ouvidos.

Aos poucos, eu fui diminuindo meu ritmo, e acho que hoje, alcancei uma certa normalidade. Ainda tenho uns picos de intensidade, mas estes diminuiram bastante.

O objetivo deste post é de dar algumas dicas pra quem está começando no Twitter, ou pra quem ainda está tentando se encontrar. Quero compartilhar aqui o que aprendi por experiencia própria e por pesquisar a respeito.

Então vamos lá:

Nome de Usuário – pode até parecer engraçado, mas o nome de usuário (ou “arroba”) faz toda a diferença. Na minha opinião, quanto mais simples, melhor. Se o seu objetivo é aumentar seu número de seguidores, escolha uma arroba que te torne facilmente identificável. Eu sempre sugiro nome e sobrenome primeiro. E se a sua presença online vai além do Twitter, é bom que haja uma certa coesão entre as suas redes sociais. No meu caso, por exemplo, eu sou MarcelFreire aqui no meu blog, no Twitter, no Facebook, no Tumblr e por aí vai.

Foto – pra mim, a pessoa não subir uma foto de perfil é pura preguiça. Tenha uma foto! Pode ser de você ou um desenho ou uma caricatura. Mas não deixe que fique o passarinho do Twitter ali ao lado dos seus tuítes. Não é legal.

Defina o que você quer que seus seguidores tirem do seu Twitter – qual é o seu objetivo ao entrar no Twitter? Você quer divulgar seu trabalho? Quer apenas interagir com seus amigos? Quer fornecer informação? Tenha isto definido ao começar a utilizar o Twitter. No meu caso, quero que seja informativo, interativo e divertido para aqueles com quem interajo.

Fique ligado nos seus Mentions – se as pessoas estão respondendo aos seus tuítes, então procure responder a estas pessoas. Um dos objetivos do Twitter é a interação entre os usuários. Não é necessário responder a todos os mentions ou passar horas e horas o fazendo, mas responder a alguns é melhor do que não responder a nenhum. Se pela web não é tão claro saber quando você tem um novo mention, existem aplicativos como TweetDeck e HootSuite que tem colunas específicas para seus mentions.

Cuide para não inundar o timeline dos seus seguidores – se você não gosta quando inundam o seu timeline, aja com reciprocidade.

Tuítes em caixa alta – JAMAIS! Dá a sensação de que você está gritando. Muita falta de educação.

Que outras sugestões você teria para acrescentar?

Anúncios

2 comentários

  1. É Marcel, acho que todo mundo já cometeu seus deslizes na etiqueta do twitter, não tem jeito! A regra infalível pro twitter (e pra vida!) é ter sempre o desconfiômetro ligado no último volume, né?
    Só assim pra não ser “over”!

    A sugestão que eu acrescentaria à sua lista e que muitos parecem se esquecer, é que retuitar elogio é pôôôôôôdre!!!!!
    Lembremos daquele conselhinho bíblico: “que outra boca te louve e não a tua!”
    Ou, adaptando para os tempos modernos: “que outros dedos digitem o louvor à sua pessoa, não vc mesmo!”
    hehehe
    Isso é muito cafona!

    hahhahahah

  2. Gostei muito de seu post.
    Até já inventaram os 10 mandamentos do Twitter (vê se pode?) e num deles diz que você só pode retwittar 9,7% do um perfil, porque se as pessoas quisessem ler o que este outro retwitta, elas o seguiam. (Já pequei muito com isso).
    Eu sou daqueles twitteiros compulsivos, e num destes dias, fiz uma enquete no Twitter: perguntei se twittava muito. Duas respostas me chamaram a atenção; Uma foi “Só um pouquinho” (#ironicmodeon) e “eu tuito bem menos”.

    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s