#16 – Foodie

Tudo bem que eu não sou o postador mais frequente nesse meu blog. Para aqueles postadores mais frenéticos, 16 posts ao longo de 7 meses realmente é pouco. No entanto, devido ao meu apreço por gastronomia, eu até fico surpreso com o fato de que foram 15 posts até chegar a algum deles relacionado a comida. Inclusive, como eu gosto de postar fotos de comida em Facebook e Orkut, meus amigos dizem que minhas fotos representam minhas duas paixões: música e comida. Terrível, né? O pior é que é verdade, mas eu acrescentaria meus amigos e família nessas paixões também, porque não tem tanta graça fazer música sozinho e não tem tanta graça comer sozinho.

O negócio é o seguinte: quando você viaja como eu viajo (isso porque eu não viajo com a mesma frequencia que outros viajam), você encontra uma surpresa gastronômica ou duas pelo caminho. Às vezes a surpresa não é muito agradável, e outras vezes, a surpresa é tão agradável que você fica até sem palavras.

Estive em Salvador mês passado. Fui lá pra cantar. Em Salvador, eu tenho um amigo que é dono de um restaurante. Oficialmente, é fusion cuisine, que combina elementos de diversas tradições culinárias mas não se encaixando em uma tradição específica. No entanto, o que predomina lá é a culinária oriental, particularmente japonesa. Eu comecei a apreciar a culinária japonesa de uns tempos pra cá, e estava ansioso pra conhecer o famoso Takê. A primeira garfada (porque eu não sei usar os palitinhos) foi mágica. Cada prato melhor que outro, e já que eu era convidado, mandei ver (com muita classe, é claro).

Se você, que está lendo este post, estiver em Salvador, largue tudo e vá ao Takê. Você não vai se arrepender. É sério. Eu tinha preconceito com o lance do peixe crú e do arroz frio, mas é superável. Fora que no Takê, eles servem o melhor petit gateau do mundo:

Algumas semanas depois, fui com o Novo Tom à cidade de Macapá. Depois de nos buscarem no aeroporto, a organização do evento nos levou ao restaurante Cantinho Baiano. Eles não tem site e eu não sei o endereço, senão postava aqui. Eu nunca havia comido tucunaré, e a Regina já havia comentado de como tucunaré era bom, e que ela esperava muito que a gente, em algum momento daquela viagem, pudesse comer tucunaré. Dito e feito. Não só foi a primeira vez que comi tucunaré, mas tenho a certeza que foi a melhor vez. Aquele peixe suave, bem temperado, sabe? Se não sabe, tá perdendo. Se você estiver em Macapá, ou está planejando uma ida até lá, leve somente bermuda, camiseta e chinelo, e procure saber o endereço do Cantinho Baiano. Se brincar, o senhor Google vai saber te informar.

E pra fechar, minha mais recente descoberta. Essa foi recente. Ontem, pra ser mais específico. Estava eu no Applebee’s em Campinas com alguns amigos. Uma amiga, a Jac, inventou de querer pedir o Sizzling Apple Pie. Eu já tinha visto a Riane pedir isso, mas nunca tinha experimentado. Trata-se de uma torta de maçã com sorvete de creme que ficam sobre uma chapa quente. De repente, o garçom aparece com um pequeno recipiente repleto de caramelo, o qual ele despeja sobre o sorvete e a torta. Como a chapa abaixo está quente, o caramelo começa a borbulhar e realmente é algo incrível. A melhor sobremesa do Applebee’s. Recomendo com louvor.

essa foto não é minha

É isso. Espero ter contribuído à vida de alguém com esse post tão profundo. Bom apetite!

Anúncios

8 comentários

  1. Eu sou estudante de gastronomia, moro aqui em salvador, o fato curioso do seu post é que eu conheço o Takê E o cantinho baiano, ja morei em macapá! Muito massa esse mundo de possibilidades que a cozinha nos proporciona! Vc presencia a fusion cookery de norte a sul desse país! Tbm canto! Sou apaixonada por música e gastronomia! As fotos estão maravilhosas! Post mais vezes! viu?! Agora vc cozinha?

    1. Nossa, curioso mesmo! Eu gosto de fazer doce! Qualquer hora eu posto uma receita ou outra…agora quanto a salgados, sou um zero a esquerda…nem arroz eu sei fazer!!! Valeu por ler e comentar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s